quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eleitor poderá, em 2012, escolher como quer votar

Deputados Federais e senadores cogitam convocar um plebiscito em 2012 para decidir se haverá mudança na regra eleitoral. A discussão em pauta será o voto em lista fechada ou lista aberta nas eleições legislativas. 
O voto em lista fechada já foi aprovado pela comissão da reforma política no Senado. Para tornar-se válido, deverá ser aprovado pelo plenário do Senado e da Câmara e ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.

A proposta vem sofrendo resistências no meio político, principalmente na oposição (PSDB, DEM e PPS) que defende o voto distrital misto (lista aberta).

A lista fechada é oficialmente apoiada pelo PT, porém o vice-presidente Michel Temer (PMDB) apoia o voto distrital.

A comissão do Senado já aprovou uma nova norma para os suplentes de senadores. Na proposta, os parlamentares passariam a ter apenas um suplente, que só assumiria temporariamente até a próxima eleição.

Outro projeto aprovado proíbe as coligações nas eleições para o legislativo (deputados federais, estaduais e distritais, além dos vereadores).

As mudanças incluem ainda o fim da reeleição para o Executivo, que passariam a ter um mandato de cinco anos (atualmente são quatro), e a alteração da data de posse para os prefeitos e governadores (10 de janeiro) e presidente (15 de janeiro).

        Entenda Melhor!

Voto em Lista Fechada: o eleitor não poderá escolher seu candidato a deputado federal e estadual e vereador. Seu voto será no partido do candidato de sua preferência. Se a legenda conquistar vagas no plenário, as cadeiras serão ocupadas pelos candidatos em uma ordem de escolha previamente estipulada pela legenda em uma lista.

Voto em Lista Aberta (modelo distrital misto): o país será dividido em distritos, vencerá apenas o candidato que obtiver mais votos nesse local. Nesse caso, o eleitor votará no candidato ou no partido de sua preferência (como é hoje). Elege-se apenas um deputado por distrito.

Qual tipo de voto você prefere? Lista Aberta ou Lista Fechada? Qual é o mais democrático? Por que essa escolha? Deixe seu comentário!!

4 comentários:

  1. Considero muito importante a Reforma Política. Porém, é consensual que os deputados e senadores responsáveis pela mudança não são de confiança, já que não representam o interesse da população.
    O tempo de exposição de ideias na propaganda política sequer foi discutido. Os partidos grandes ainda têm mais tempo que os menores. Apenas um controle político!
    Mas, acerca da questão: sou a favor do voto em lista abertta, pois prefiro escolher meus candidatos. Todavia, acho injusto que alguns partidos não consegiram eleger candidatos por não terem tempo na Propaganda Eleitoral Gratuita.

    ResponderExcluir
  2. Caro Leitor,

    Agradecemos seu comentário e seu interesse.

    Em relação aos parlamentares da comissão, devemos lembrar que estes foram eleitos pelo voto direto e representam, sim, uma parcela da população e seus respectivos interesses.

    Achamos importante sua discussão sobre o tempo destinado aos partidos! Seria mesmo injusto?

    Muito obrigado

    Seja sempre bem-vindo!

    BLOG TOME UM PARTIDO!

    ResponderExcluir
  3. A meu ver o voto de lista aberta é melhor, pois cada candidato é singular. Para que os reais interesses do Brasil sejam realmente o principal propósito, os eleitos têm que conversar, sem a rincha partidária, para que as boas ideias de ambos beneficiem o nosso país.
    Como na campanha eleitoral o então candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, disse que os políticos devem lutar juntos, independente de partido, para o bem de São Paulo.
    Ainda acho que no Brasil seria melhor se fosse aplicado o Bipartidarismo, como nos Estados Unidos da América. Um partido Republicano e outro Democrata.

    ResponderExcluir
  4. Caro Leitor,

    O bipartidarismo pode ser considerado anti-democrático, uma vez que há mais que dois tipos de ideologia no mundo!

    Além disso, nos EUA, a democracia pode ser questionada, já que o eleitor não vota diretamente no presidente e, sim, em um delegado!

    Obrigado!

    Comente sempre!

    TOME UM PARTIDO!

    ResponderExcluir